top of page

Nutrição e programação fetal


Hoje vamos dar início a posts sobre alimentação e gestação, então se você conhece alguma gravidinha, já manda esse post para ela.


Você sabia que o crescimento e o desenvolvimento do bebê dentro da barriga da mãe também é determinado pelo fator ambiental? Dos fatores ambientais, a nutrição da gestante é uma das mais determinantes no crescimento e desenvolvimento do bebê antes e após o nascimento.

Pois é, mas o que isso quer dizer?


▶️Desde a concepção até a amamentação, o bebê é dependente da mãe para sua nutrição, crescimento e desenvolvimento. O feto se nutre por meio da placenta, portanto tudo o que a gestante ingere irá afetar diretamente o desenvolvimento da criança.


E já há pesquisadores que têm discutido a relação entre o meio intrauterino desfavorável e o desenvolvimento de doenças na vida adulta. O que você acha sobre isso? Conta para mim.


▶️Este é um fenômeno denominado “programação fetal” e é descrito como um processo estimulado no útero, o qual estabelece uma resposta permanente no feto, conduzindo a um aumento da sensibilidade a doenças na vida adulta, como obesidade, diabetes, hipertensão, aterosclerose, doenças cardiovasculares entre outras. No entanto, o meio ambiente os períodos iniciais de vida do recém-nascido, pode também “programar” funções.


Ou seja, o que VOCÊ COME está relacionado com a SAÚDE DO SEU FILHO.


Você sabia disso? Você tem cuidado da sua alimentação? Qual sua dúvida sobre isso?


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page