A cevada em grão (cevadinha) é um cereal integral que vai muito bem no preparo de saladas, sopas, ou até no lugar do arroz de todo dia. Muito nutritiva, é fonte de proteínas, rica em fibras e rica em cálcio.
Auxilia no tratamento de inflamações do aparelho digestivo e genito-urinário, evita desarranjos intestinais, é restauradora do equilíbrio nervoso, favorece o rejuvenescimento dos tecidos e garante boa calcificação nos ossos. É também rica em potássio, fósforo, silício, vitamina B e caroteno.
A cevadinha tem pouca gordura e sódio, mas não economiza em niacina e manganês – a niacina participa do metabolismo energético e o manganês tem função antioxidante e favorece a saúde dos ossos e das cartilagens. É um grão de baixo teor glicêmico com elevado teor de fibras solúveis e não solúveis. As primeiras ajudam o organismo a metabolizar gorduras, colesterol e carboidratos; as segundas mantêm o trato digestivo saudável e reduzem o risco de desenvolvimento de câncer de intestino. Ajuda a diminuir o colesterol LDL, é rico em selênio (prevenção de câncer), fonte de niacina, a vitamina B3 (proteção cardíaca), retarda a absorção de gorduras (mantém estável o nível de açúcar no sangue), é rica em antioxidantes
Risoto de cevadinha com cogumelos e salsinha 1
Ingredientes
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 cenouras cortada em cubinhos
250 g de cevadinha em grãos deixada de molho de um dia para o outro na geladeira
6 ou 7 xícaras (chá) de caldo de galinha ou de legumes
500 g de cogumelos Porto Belo ou champinhons picados
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela com a manteiga e 1 colher (sopa) do azeite, refogue a cebola e o alho e a cenoura por 7 minutos ou até ficarem macios. Junte a cevadinha escorrida, acrescente o caldo de galinha quente, aos poucos, mexendo e cozinhe por 30 a 45 minutos ou até a cevadinha ficar macia, mas al dente, e absorver a maior parte do líquido. Se necessário, acrescente mais líquido. Adicione os cogumelos, aumente o fogo e refogue por 2 minutos, mexendo. Tempere com sal e pimenta, misture a salsinha, regue com o azeite restante e sirva em seguida.
Risoto de Cevadinha com Cogumelos 2
Ingredientes:
1 xícara (chá) de cevadinha integral lavada e escorrida
1 cebola roxa bem picada
2 dentes de alho bem picados
300g de cogumelos frescos variados cortados em pedaços (usei shitake, shimeji e paris)
3 colheres (sopa) de azeite
1 litro de caldo de funghi seco*
50g de funghi seco
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
pimenta e sal a gosto
2 ovos para finalizar (opcional)
Modo de Preparo: Comece preparando o *caldo de funghi seco. Leve ao fogo 1,5 litro de água para ferver com 50g de funghi seco, quando o caldo ferver retire o funghi da panela, pique e reserve. coe o caldo que ficou em um coador de café para retirar qualquer sujeira ou areia que tenha ficado no fundo. Torne o caldo para a panela e mantenha aquecido em fogo médio. Em outra panela inicie o preparo do risoto. Refogue a cebola no azeite até começar a amolecer, então junte o alho, o funghi picado, o alecrim, o tomilho e a cevadinha. Refogue por uns 2 minutos e junte o caldo de funghi. Reduza o fogo para o baixo e deixe cozinhar com a panela semi tampada por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Quando a cevadinha estiver al dente junte todos os cogumelos frescos cortados em pedaços e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Ajuste o sal e a pimenta. Se quiser finalize quebrando dois ovos sobre cada lado da panela e cozinhe-os até o ponto desejado sobre o risoto com a panela tampada em fogo bem baixo. Sirva em seguida com um ovo sobre cada prato de risoto.