Bioimpedância – Exame de composição corporal

Sabe aquelas avaliações que fazemos em academias ou nutricionistas, que são aparelhos como um prendedor (chamado de adipômetro), que pegam nossas pele e depois avaliam a quantidade e gordura e massa magra? Então, existe um exame que serve para a mesma coisa, mas além disto, nos dá a quantidade de água corporal total, ou seja se estamos nos hidratando corretamente ou não. Esse exame chama-se Bioimpedância, mas muitas pessoas não sabem no que consiste, para o quê serve e como funciona. Por isso, vamos explicar mais sobre essa técnica aqui.

Utilizado para avaliar a composição corporal, o exame de Bioimpedância é feito em uma máquina, onde ocorre a passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência no corpo. A partir disso, é expressada em Ohms (Ω) a impedância, que trata-se da resistência corporal desta corrente, em cada tipo de tecido, de cada parte do corpo.

Mas não se assuste! Ao contrário do que muita gente pensa, esse exame é totalmente indolor. Através dele, é possível ter uma estimativa da quantidade de gordura, massa magra e água corporal, pois quanto maior a resistência, menor o conteúdo de água do tecido.

Para não haver o risco de interferências, existem algumas exigências, que as pessoas devem seguir antes de realizar o exame de Bioimpedância, como por exemplo:

No dia do exame:

– Estar normohidratado;
– Não estar no período de ciclo menstrual, ou próximo dele;
– Não portar marca-passo;
– Ter urinado 30 minutos antes;
– Não ter comido 4 horas antes;
– Não ter se exercitado pelo menos 12 horas antes;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas por 48 horas antes;

– Não ter utilizado diuréticos até 7 dias antes.

Viu só? Aliando tecnologia com saúde, tudo fica mais fácil de se descobrir! E o melhor, é que o exame é indolor, não precisa ter medo!

A Venutri realiza o exame de Bioimpedância, se houver interesse em fazer, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta