Quer ter uma alimentação vegana gastando pouco? Siga estas dicas

Se você está pensando em excluir do cardápio carnes, leite, queijos, ovos e mel, por exemplo, mas tem medo de aumentar seus gastos, não desista dessa ideia. O processo de se tornar vegana (pelo menos na alimentação) não é fácil – requer alterações profundas de mentalidade, organização e até de paladar. Mas, quando incorporadas, essas mudanças prometem fazer você economizar. Sério!

A seguir, confira dicas práticas para adotar o veganismo sem ter que se preocupar com sua conta bancária:

 

  1. Tenha certeza de que você quer ser vegana – Uma vez que você se propõe a seguir uma dieta diferente, precisa se informar muito sobre ela e estar aberta a modificar seus hábitos alimentares. É importante entender que a estrela principal do prato serão os legumes, e não mais a proteína animal.

 

  1.  Aprenda a cozinhar – Se você é do time que diz não saber cozinhar, hora de virar a casaca. Exatamente porque as opções de restaurantes e produtos prontos ainda são poucas (e, por isso, custam muito), é fundamental adquirir habilidades culinárias. O queijo vegano, por exemplo é supercaro. E, com pouco dinheiro, dá para comprar os ingredientes e fazer um monte em casa.

 

  1. Aposte nos alimentos certos – Seu menu básico do dia a dia é o combo arroz, feijão, carne e salada? Saiba que, para dar certo no veganismo, é muito importante variar o cardápio. E, para isso, não é preciso gastar muito – só incluir no menu alimentos diferentes. Entre os ingredientes que não podem faltar estão as leguminosas, que vão muito além do feijão. Tem que ter, todos os dias, uma quantidade razoável. Pode ser lentilha, ervilha, grão-de-bico…. Esse grupo alimentar é fonte de nutrientes como proteína, ferro e cálcio. Verduras verde-escuras – caso de couve, escarola, espinafre – também precisam marcar mais presença no seu prato. Elas têm um aporte significativo de cálcio e ferro. As sementes (de linhaça, girassol, gergelim…) são versáteis e fontes baratas de gorduras boas. É muito mais acessível consumir ômega-3 pela linhaça do que pelo peixe. Comer grande variedade de frutas e legumes também é fundamental. Para economizar, vale ficar de olho na época em que eles estão melhores para o consumo. Nesses períodos, a tendência é que os preços diminuam.

 

  1. Conheça os locais com os melhores preços – Nem sempre a feira ou o supermercado ao lado da sua casa são ideais para comprar seus alimentos. Informe-se sobre os lugares que oferecem bons preços e até se há um dia na semana em que determinados alimentos estejam em promoção. Em São Paulo, por exemplo, a Zona Cerealista é ótima para adquirir castanhas e cereais por preços bem mais amigos.

 

  1. Use a criatividade – Ninguém consegue sustentar uma dieta vegana sem graça por muito tempo. Daí porque é interessante pensar em preparações que não sejam só nutricionalmente completas mas apetitosas também. Uma feijoada de legumes, por exemplo, é um prato legal e barato.

 

  1. Planeje-se – Por haver menos opções de alimentos prontos e lugares onde comer, planejamento é tudo na vida de uma vegana. Pegue um dia para fazer a marmita da semana toda. Se vai comer na rua, pesquisa opções boas de restaurantes. Caso contrário, você fica muito solta e sempre vai acabar comendo arroz, feijão, alface e macarrão.

 

Deixe uma resposta