OS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DO LEITE DE ARROZ

O leite feito a partir da soja não a única alternativa para quem é intolerante à lactose. O leite de arroz é mais uma alternativa ao da vaca e também tem diversos benefícios.

 

Além da ausência da lactose, o leite obtido a partir do arroz cozido também é livre de colesterol e conta com mais carboidratos do que o retirado da vaca, dessa forma a bebida não é prejudicial ao coração.

 

Apesar dos pontos positivos, o leite de arroz natural contém menos cálcio e proteínas do que os de vaca ou soja. Sendo assim, quem consome esse tipo de leite deve procurar ingerir o cálcio e a proteína por meio de outros alimentos.

 

Para enriquecer ainda mais o leite de arroz, os produtores também adicionam Vitaminas A e D, além de ferro. Quem está em busca de uma alimentação vegetariana ou vegana, também pode aderir a esse tipo leite, pois sua origem é inteiramente vegetal.

 

O Leite de arroz con­tém mais car­boidratos do que o leite de vaca. No entanto, ao con­trário do leite de vaca, o leite de arroz não con­tém lac­tose nem coles­terol. Isto o torna mais saudável para o seu coração, bem como seguro para aque­les que são intol­er­antes à lactose.
Uma xícara de leite de arroz con­tém aprox­i­mada­mente 140 calo­rias, em com­para­ção a 185 calo­rias em uma xícara de leite inte­gral de vaca, e 97 calo­rias em uma xícara de leite de vaca desnatado. O Leite de arroz con­tém cerca de três gra­mas de gor­dura por copo, enquanto o leite de vaca inte­gral con­tém cerca de 11 gra­mas por xícara. No entanto, leite de arroz ainda con­tém mais gor­dura do que o leite de vaca desnatado, que con­tém menos de meio grama de gor­dura por uma porção.

O Leite de arroz pode ser uma forma saborosa e de baixo teor de gor­dura para sub­sti­tuir o leite de vaca em sua dieta, espe­cial­mente se você é intol­er­ante à lac­tose ou adversa a con­sumir pro­du­tos ani­mais.
Muitas pes­soas fazem o leite de arroz em casa. Enquanto o leite de arroz é fácil e barato de fazer, leite de arroz caseiro não tem o bene­fí­cio de ser nutri­cional­mente for­ti­fi­cado.

RECEITA:

Ingredientes

1 xícara de arroz branco

Uma pitada de sal

4 xícaras de água

1 Colher de chá de extrato de baunilha

Equipamento:

Coador

Panela média

Liquidificador

Garrafas para servir leite

 

Modo de preparo

  1. Prepare o arroz. Lave cuidadosamente, em seguida, coloque o arroz na panela.
  2. Adicione metade da água e sal. Misture duas xícaras de água com o arroz na panela.
  3. Aqueça a panela em fogo médio. Cozinhe o arroz durante 20 minutos até que fique macio e a água tenha evaporado.
  4. Ferva as xícaras de água restantes. Ferva 2 copos de água.
  5. Misture o arroz com água e extrato de baunilha. Coloque o arroz cozido com água fervente e o extrato de baunilha no liquidificador. Bata por cinco minutos até que a mistura fique       homogênea.
  6. Deixe a mistura descansar. Deixe a mistura esfriar por cerca de trinta minutos e os sedimentos assentarem no fundo da panela.
  7. Despeje o leite de arroz nas garrafas, peneirando. Despeje o leite lentamente, peneirando para que os sedimentos não misturem com o leite.
  8. Deixe esfriar e sirva. Mantenha o leite de arroz na geladeira e sirva quando estiver pronto.

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