Está aberta a temporada de chás!

 

Chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água.  Quentinho ou mesmo gelado, é um aliado que vem para oferecer nutrientes, antioxidantes e até o controle da ansiedade.

Formas de Preparo:
– Infusão: Consiste em despejar água fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.

– Cocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas, sementes e outras partes duras. A fervura pode variar de 3 a 15 minutos.

 

Adoçantes:
Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais (gripes, tosses, etc), mas só devemos adoçar depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel.

Prazo de validade:
Nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.

Tempo de uso:
Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos ao tratamento. Em casos de tratamentos por períodos prolongados troque o tipo de chá a cada 30 dias.

Utensílios:
Evite usar utensílios de metal para fazer os chás. Embora não o notemos, eles podem causar alterações no efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro, barro, louça ou esmalte.
Exceto no caso do matcha, chás são infusões, então é preciso que as folhas fiquem algum tempo em água quente, para transferir suas propriedades para a xícara.

Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de chá para cada 250 ml, o que dá uma caneca ou duas xícaras. Abafe por três a cinco minutos e coe. Se quiser fazer logo uma boa quantidade, serão duas colheres de sopa para um litro. Com a prática e seu gosto pessoal, estas porções podem variar. O tanto a mais que você fizer pode ser guardado na geladeira ou na garrafa térmic, voc~e também pode tomar gelado e acrescentar limão, gengibre, cascas de laranja etc. mas não adoce!!!. Mas você não poderá jamais reaquecer a bebida, porque suas propriedades serão perdidas.

Moderação também é bom. Tome de duas a três xícaras por dia. E não conte apenas com isso: o que funciona é aliar o consumo de chás com uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

Para ajudar a  emagrecer – Branco, Verde, Preto, Carqueja e Hibisco.

Curar enfermidades e fazer bem à saúde – Boldo, Camomila, Mate, Erva-Doce, Capim Cidreira, Hortelã, Carqueja e Hibisco.

Contra envelhecimento – Branco, Verde, Preto e Mate.

Promove relaxamento – Camomila e Hortelã.

Diurético – Branco, Verde, Preto, Erva-Doce, Carqueja e Hibisco.

Deixe uma resposta