thinkstockphotos-179637029

Escola dos filhos x Educação Vegana

 

Como os pais lidam com a escola dos filhos com relação ao veganismo é o assunto que eu vou abordar hoje, pois sabemos que a educação vegana ainda é um desafio. Manter o modo de vida das crianças em meio a falta de cardápios apropriados na cantina escolar é uma missão difícil, mas totalmente possível.

Existem algumas instituições que já oferecem alternativas de lanches veganos. Essa é uma tendência crescente que prioriza a harmonização do meio ambiente com a vida humana e dos animais, além de cuidar da alimentação  dos pequenos desde cedo.

É um direito ser vegano,  o que fazer para melhorar essa relação quando existe resistência da escola?

Primeiramente, eu afirmo que o desenvolvimento de uma criança vegana pode ser sim saudável, eliminar leite, ovos, carnes e derivados  de animais  devem seguir de uma substituição de outros elementos nutritivos nas refeições das crianças.

Algumas escolas tem uma certa resistência e  oferecem alimentos que a criança não consome, contudo, ainda é preciso tratar esse assunto com mais carinho e dedicação respeitando as escolhas e o modo de vida de cada indivíduo.

O que sugiro é que os pais conversem com os tutores na escola e orientem que a criança não consome nenhum derivado animal, é um direito individual de cada pessoa escolher o que quer ou não ingerir. E isso aumenta a medida que a criança e conceitos familiares crescem juntos.

O diálogo é importante, com isso é possível sugerir mudanças no cardápio na cozinha da escola ou até mesmo mais opções na cantina que atendam essa necessidade. Afinal, as diferenças tem que conviver juntas,  é importante para o crescimento das crianças socializar e entender o modo de vida de cada um.

Caso, não seja possível a escola fornecer o alimento para seu filho, veja a possibilidade de levar seu lanche de casa. Eu sei que muitas escolas públicas não permitem, mas lembre-se que é um direito da criança e você precisa lutar por ele.

Como fica meu filho vendo outras crianças comendo carne?

A pressão social é uma dificuldade que todo vegano vai enfrentar, inclusive as crianças que estão redescobrindo a vida. A escola é um dos primeiros contatos longe de casa, é natural que eles tenham muitas dúvidas.

Mas, os pais devem conversar muito e explicar o modo de vida escolhido por eles e apresentar todas as razões porque não ingerem carne e demais derivados de animais. Automaticamente, a criança vai entender e quando adulta ela vai levar esse aprendizado, posteriormente, a decisão é somente dela.

Precisamos entender que tudo o que foge do padrão estipulado por uma sociedade pode causar estranheza, mas o fato é que hoje existem inúmeros adeptos ao veganismo e isso está fazendo com que restaurantes, supermercados e até mesmo as escolas se adaptem e se esforcem para atender esse público.

Enquanto isso não ocorre totalmente, eu indico que busque de forma incansável o diálogo sereno e inteligente para ganhar o respeito das pessoas, dessa forma, é possível manter o modo de vida na escolinha do seu filho sem dificuldades.

Deixe uma resposta