Como congelar os alimentos

 

 

– congelar aquilo que se prepara com antecedência, facilita a vida de todos, mas qual é a maneira certa para se congelar cada tipo de alimento?

Prepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente. Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição, em seguida coloque a embalagem do alimento pronto em cima de um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.

 

 

– que potes são os mais indicados para acondicionar carnes, alimentos pré-cozidos, entre outros?

È preciso que sejam potes com excelente vedação, ou, se a pessoa tiver, aparelho para tirar o vácuo, pois isso ajuda o alimento a durar mais tempo. Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar se possível, com uma bombinha específica ou um canudo. Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade.

 

 

– a forma de congelar cada alimento vai de acordo com o tipo de cada um? Um exemplo: a forma de congelar uma porção de coxa de frango se difere da forma de se congelar legumes (cozidos ou não) como brócolis, espinafre, certo?

Certamente, o processo de congelamento pode variar de acordo com o tipo de alimento, por exemplo, as frutas devem ser limpas e os caroços devem ser retirados. Armazene as frutas na quantidade exata que você ou sua família consomem. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, vitaminas, sucos entre outros. Para congelar hortaliças é necessário usar uma técnica chamada branqueamento, que conserva melhor as características como sabor, cor, textura, além de provocar também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias. O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem ser retiradas as partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico e pare o cozimento. As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpas e as partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser armazenados na quantidade em que serão consumidos.

 

– há diferença ente se congelar alimentos crus e cozidos? Se sim, quais são e que cuidados devem ser tomados?

Sim, os crus, precisam ser bem limpos e secos ao congelar, os cozidos o principal fator é o tempo de cozimento, o ideal é que não se cozinhe por muito tempo, já que eles vão voltar à panela na hora de esquentar, isso pode fazer com que perca a consistência.

 

– a forma de congelar corretamente ou não os alimentos interfere na cor, no sabor e nos nutrientes?

Sim, pois quanto mais cozido o alimento, menos nutrientes permanecerá nele, por isso é importante não cozinhar muito uma preparação que será congelada.

 

– algumas técnicas na hora de congelar o alimento podem garantir a qualidade e o sabor de receitas?

Sim, branquear os legumes antes de congelar é uma excelente opção.

 

– Quando a proteína _ frango, peixe, carne vermelha _ é descongelada, se não for usada na totalidade, o que sobrar pode ser congelado novamente? Há risco de algum tipo de contaminação?

Não é indicado, a carne crua quando congelada, forma cristais de gelo por dentro. Essa água pode prejudicar a qualidade do alimento, que perde o pigmento vermelho e propicia a formação de bactérias.

– Cite cinco dicas que as donas de casa ou não devem ficar atentas na hora de congelar os alimentos.

O freezer é diferente de congelador. Um congelador comum mantém os alimentos a uma temperatura aproximada de 0ºC a 4ºC. O freezer congela a – 10ºC ou menos, para garantir a boa conservação dos alimentos. Quanto mais baixa a temperatura maior a garantia de que o alimento não desenvolverá fungos e bactérias e de que irá manter suas características nutricionais. Ou seja, deve armazenar no freezer alimentos crú e preparados que irão ser armazenados por mais tempo. Deixe no congelador o que for utilizado em um curto período de tempo.

Sempre antes de congelar um alimento, este deve ser limpo, higienizado, colocado em embalagem plástica própria para congelamento retirando o máximo possível do ar. Deve-se etiquetar com o nome da preparação e data do congelamento. Armazenar a preparação em pequenas porções. Não coloque o alimento quente direto no freezer.

Para descongelar o alimento, tire-o do freezer no dia anterior e deixe-o na geladeira. Jamais o descongele à temperatura ambiente. A superfície do alimento descongela antes do centro permitindo proliferação de microorganismos. Caso for necessário descongelar o alimento na hora de ser consumido, coloque-o em água corrente ou dentro de uma cuba higienizada cheia de água, trocando essa água a cada 5 a 10 min no máximo.

Os Alimentos que não devem ser congelados são: ovo com casca, maionese,  batata, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, chantilly, iogurte, pudins em geral e alimentos que já foram congelados.

Deixe uma resposta