cevadinha-620x322

Cevadinha

risoto-cevadinha

 

A cevada em grão (cevadinha) é um cereal integral que vai muito bem no preparo de saladas, sopas, ou até no lugar do arroz de todo dia. Muito nutritiva, é fonte de proteínas, rica em fibras e rica em cálcio.

 

Auxilia no tratamento de inflamações do aparelho digestivo e genito-urinário, evita desarranjos intestinais, é restauradora do equilíbrio nervoso, favorece o rejuvenecimento dos tecidos e garante boa calcificação nos ossos. É também rica em potássio, fósforo, silício, vitamina B e caroteno.

 

A cevadinha tem pouca gordura e sódio, mas não economiza em niacina e manganês – a niacina participa do metabolismo energético e o mangabês tem função antioxidante e favorece a saúde dos ossos e das cartilagens. É um grão de baixo teor glicêmico com elevado teor de fibras solúveis e não solúveis. As primeiras ajudam o organismo a metabolizar gorduras, colesterol e carboidratos; as segundas mantêm o trato digestivo saudável e reduzem o risco de desenvolvimento de câncer de intestino. Ajuda a diminuir o colesterol LDL, é rico em selênio (prevenção de câncer), fonte de niacina, a vitamina B3 (proteção cardíaca), retarda a absorção de gorduras (mantém estável o nível de açúcar no sangue), é rica em antioxidantes

 

Risoto de cevadinha com cogumelos e salsinha 1

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho picados

2 cenouras cortada em cubinhos

250 g de cevadinha em grãos deixada de molho de um dia para o outro na geladeira

6 ou 7 xícaras (chá) de caldo de galinha ou de legumes

500 g de cogumelos Porto Belo ou champignons picados

Salsinha picada a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de Preparo

Em uma panela com a manteiga e 1 colher (sopa) do azeite, refogue a cebola e o alho e a cenoura por 7 minutos ou até ficarem macios. Junte a cevadinha escorrida, acrescente o caldo de galinha quente, aos poucos, mexendo e cozinhe por 30 a 45 minutos ou até a cevadinha ficar macia, mas al dente, e absorver a maior parte do líquido. Se necessário, acrescente mais líquido. Adicione os cogumelos, aumente o fogo e refogue por 2 minutos, mexendo. Tempere com sal e pimenta, misture a salsinha, regue com o azeite restante e sirva em seguida.

 

Risoto de Cevadinha com Cogumelos 2

Ingredientes:

1 xícara (chá) de cevadinha integral lavada e escorrida

1 cebola roxa bem picada

2 dentes de alho bem picados

300g de cogumelos frescos variados cortados em pedaços (usei shitake, shimeji e paris)

3 colheres (sopa) de azeite

1 litro de caldo de funghi seco*

50g de funghi seco

1 ramo de alecrim

1 ramo de tomilho

pimenta e sal a gosto

2 ovos para finalizar (opcional)

 

Modo de Preparo: Comece preparando o *caldo de funghi seco. Leve ao fogo 1,5 litro de água para ferver com 50g de funghi seco, quando o caldo ferver retire o funghi da panela, pique e reserve. coe o caldo que ficou em um coador de café para retirar qualquer sujeira ou areia que tenha ficado no fundo. Torne o caldo para a panela e mantenha aquecido em fogo médio. Em outra panela inicie o preparo do risoto. Refogue a cebola no azeite até começar a amolecer, então junte o alho, o funghi picado, o alecrim, o tomilho e a cevadinha. Refogue por uns 2 minutos e junte o caldo de funghi. Reduza o fogo para o baixo e deixe cozinhar com a panela semi tampada por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Quando a cevadinha estiver al dente junte todos os cogumelos frescos cortados em pedaços e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Ajuste o sal e a pimenta. Se quiser finalize quebrando dois ovos sobre cada lado da panela e cozinhe-os até o ponto desejado sobre o risoto com a panela tampada em fogo bem baixo. Sirva em seguida com um ovo sobre cada prato de risoto.

Salvar

Deixe uma resposta